Eventos criativos – Entenda a importância e como planejá-los de forma eficaz

Eventos criativos – Entenda a importância e como planejá-los de forma eficaz

Na hora de criar eventos de qualidade, o foco a ser dado deve ser no público-alvo, previamente selecionado com o intuito de proporcionar uma experiência única, que alie serviços impecáveis e uma dose generosa de surpresas positivas e impactantes. Justamente por isso, cada vez mais tem se falado em produzir eventos com criatividade.

Mas o que é preciso fazer para “sair da caixa” e realizar eventos diferentes, únicos e inovadores que busquem uma maior interação entre os participantes e ainda deixe gravado na memória dos mesmos por um bom tempo?

Bom, para conseguir chegar lá alguns pontos de dedicação são necessários em sua preparação. Entre esses, o conhecimento de mercado e disposição para compreender quem é o seu público, além de desvendar quais são suas motivações e maiores desejos.

Com isso em mente e com a vontade de organizar, divulgar e estar a frente de eventos incríveis, confira algumas dicas importantes que não podem ser esquecidas:

1- Mantenha o foco no seu público-alvo

Como dito anteriormente, por obrigação, os organizadores e facilitadores do evento devem conhecer os participantes a fundo para assim então surpreende-los positivamente , portanto busque responder questionamentos como por exemplo, Quem são essas pessoas que se dispõem a vir até o seu evento? O que elas desejam? Quais são suas expectativas?

Deixe um pouco de lado os objetivos estratégicos que todo evento possui (como vender mais, lançar determinado produto ou lotar a casa) e tente agregar valor ao seu evento – sempre buscando por valores que possam ser significativos para o seu público e encarados como diferenciais do seu evento.

2- Estude e busque referências

Depois de compreender melhor quem é o seu público e as suas principais motivações é hora de buscar referências e saber o que já foi feito, como foi feito e quais foram os resultados. Muitas vezes, acreditamos ter uma ideia inovadora, mas ela já foi aplicada em algum outro lugar e pode não ter tido os resultados positivos esperados.

Quanto mais você pesquisar, mais poderá ter novas ideias, aprender sobre novas técnicas e conhecer outras realidades que podem ser trazidas para o seu negócio. Só tente manter o foco em referências que façam sentido para o seu público.

3- Faça um bom marketing

Para conseguir fazer eventos com criatividade é preciso que o seu público compareça e entenda que a sua produção é inovadora. Por isso, fazer um marketing como “todo mundo faz” pode não ser um dos melhores caminhos a se trilhar.

Foque no seu público-alvo e busque pensar em formas de divulgação que o atinjam diretamente, que tenham relação com o seu estilo de vida e que despertem nele a vontade de saber mais e de participar do seu evento.

O marketing viral tem sido muito usado nesse sentido, pois desperta atenção das pessoas, é capaz de atingir um número grande de usuários e ainda cria uma sensação de mistério – que só o seu evento será capaz de revelar.

4- Convide o seu público com um vocabulário “intimista”

Utilizando a pesquisa de campo a seu favor e entendendo o perfil do seu público, sabendo como ele vive, como se expressa, que ambientes convive e muito mais, utilize uma linguagem que seja próxima e de fácil compreensão.

Desse modo as chances de aumentar o número de participantes e o sucesso do evento aumentando muito!!

Para isso, envolva o seu público com uma storytelling, possuindo uma certa dose de senso de humor e quem sabe de mistério (dependendo do tipo de evento que está sendo divulgado), dando continuidade nisso ao longo do evento!!

5- Use as tecnologias a seu favor

Para eventos com criatividade conseguir surpreender positivamente os participantes é preciso pensar em toda a jornada do seu público dentro do seu evento. Depois de atrair essas pessoas é necessário que a sua estrutura os convença de que esta é uma produção única – e capaz de criar sentimentos e experiências marcantes.

Assim, invista nas novas tecnologias para melhorar seus serviços, diminuindo as filas, por exemplo, e também para criar surpresa e diferenciação, como a “balada do silêncio” (em que todos os participantes usam fones de ouvido) ou outras ideias fora do comum.

6- Faça um pós-evento

Por fim, um retorno buscado junto aos envolvidos entrando em contato para conseguir um feedback é interessante para novas percepções e possíveis correções a serem colocadas em prática em eventos futuros.

Autos questionamentos como, Será que o evento criativo realmente foi percebido dessa forma pelo público? Existiram problemas ou questões que precisam ser melhoradas? Respostas essas podendo ser coletadas com pesquisas de opinião online, outras ferramentas ou até mesmo por meio de uma boa e velha ligação ou contato pessoal.

Entenda que fazer eventos com criatividade é uma demanda cada vez mais crescente do mercado e pode lhe ajudar a se diferenciar em um ambiente extremamente concorrido, ajudando você a imprimir a sua marca e a ser reconhecido como um produtor de eventos único e focado em surpreender seu público-alvo.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Abrir Whatsapp
Informações aqui
Olá, tudo bem? Se quiser informações sobre nossos serviços, clique abaixo para conversar conosco no Whatsapp.
Powered by