Tendências em modelos de gestão

Tendências em modelos de gestão

Dentro de um mercado dinâmico e disputado ate mesmo as tendencias se atualizam numa velocidade assustadora. Para demonstrar caminhos que podem seguidos elencamos abaixo algumas maneiras de difundir essa prática dentro do seu ambiente de trabalho!!

Gestão voltada ao empoderamento

Focada em fomentar e estimular a autonomia em sua equipe, esse tipo de gestão induz o líder a delegar tarefas importantes e a fortalecer a autoestima dos colaboradores. Consiste em valorizar o indivíduo e dotá-lo de confiança para executar suas atividades com independência.

Ou seja, aqui o colaborador é estimulado a tomar decisões por conta própria, com base em informações fornecidas pela equipe ou pelo gestor, aumentando assim a sua responsabilidade com a empresa.

Sua aplicação é realizada principalmente em instituições que mantêm uma cultura mais participativa e que permitem que suas equipes se auto gerenciem, compartilhando o poder com os colaboradores.

Esse conceito não se aplica em organizações mais burocráticas e que contam com regras mais rígidas, uma vez que é necessária uma maior liberdade para que os colaboradores possam atuar livremente.

Esse modelo de gestão apresenta 4 pilares básicos que devem ser desenvolvidos para o sucesso de sua implantação em uma empresa. São eles:

  • poder: entregar às pessoas que trabalham na empresa autoridade e responsabilidade para tomar decisões de acordo com o seu nível dentro da organização. Ou seja, autonomia de ação;
  • motivação: incentivar todos os colaboradores da equipe de forma contínua, reconhecendo seu desempenho, recompensando por bons resultados e permitindo que todos obtenham as glórias do alcance de metas;
  • desenvolvimento: investir nos profissionais da empresa que se destacam de modo a oferecer capacitação e especialização, melhorando ainda mais seu desempenho dentro da instituição. O objetivo é desenvolver talentos e incentivar os outros colaboradores a também buscar destaque;
  • liderança: cultivar uma cultura real de liderança dentro da organização, com a criação de metas alcançáveis e orientação constante de todos os colaboradores.

Gestão ligada à colaboração e co-criação

Pressupõe uma liderança aberta, voltada ao compartilhamento mais do que à imposição. Nesse modelo, o time se distancia do engessamento hierárquico e passa a atuar de maneira mais integrada, emitindo opiniões e concedendo feedbacks.

Esse modelo, como o de empoderamento, também é voltado à participação ativa de todos os membros da equipe nas decisões operacionais e corporativas da organização como um todo.

No entanto, temos uma diferença básica. Ao contrário do modelo apresentado anteriormente, aqui a decisão não é delegada a nenhum dos colaboradores, mas sua opinião é ouvida pelo gestor e levada em consideração.

Para que esse modelo de gestão funcione, é preciso que a diretoria da empresa realmente dê ouvidos ao que os profissionais propõem. Do contrário, em pouco tempo eles deixarão de opinar.

Ouvir as sugestões de quem está diariamente envolvido nas rotinas da empresa e conhece suas fraquezas in loco é um fator estratégico nas decisões e pode se transformar em boas soluções para os desafios enfrentados.

Muitas empresas optam por esse modelo, em distinção do de empoderamento, para manter o poder de decisão, mas também contar com o conhecimento e sugestões de toda a equipe na hora de decidir.

Gestão de caráter positivo

Baseia-se no estímulo de um comportamento positivo, atenuando eventuais censuras e maximizando um ambiente compreensivo, instigante e criativo. Nesse modelo, o líder é principalmente responsável por cultivar relacionamentos saudáveis e disseminar valores positivos.

O principal ponto aqui é incentivar o colaborador a desenvolver suas habilidades por meio de um ambiente positivista e sem represálias ou contenção de ideias.

Mesmo que determinados projetos não se mostrem viáveis, é interessante incentivá-los, criando um ambiente de troca de ideias e criatividade constante e fazendo com que os colaboradores se sintam integrados a empresa.

Dessa forma, eles partilharão todas as suas ideias, sendo que em algum momento poderão surgir casos interessantes que talvez sejam utilizados para aplicação real dentro da empresa.

Gestão com ênfase no que é humano

Centrada no indivíduo, mais do que procedimentos padronizados e frios, esse tipo de gestão valoriza o capital social e preocupa-se com o desenvolvimento técnico e comportamental de cada colaborador.

Para tanto, o líder fornece os insumos (conhecimento, referência, orientação etc) necessários e acompanha de perto o crescimento de seu subordinado, visando monitorar seu desempenho e lapidá-lo.

Nesse modelo é preciso se preocupar muito mais com o colaborador como ser humano do que como mais um simples funcionário, reconhecendo suas capacidades e falhas e trabalhando para melhorar o seu desenvolvimento como pessoa e profissional dentro da organização.

Aqui, o gestor deve atuar como um mentor, realizando um levantamento acerca de todas as habilidades e anseios do colaborador e trabalhando junto com ele para desenvolvê-los da melhor forma possível.

E então, conectou-se com alguma dentre as ideias comentadas? Organize-se e realize ações mais globais, com o foco no todo, de modo a também entender cada individuo e suas habilidades para desse modo acelerar o crescimento do negócio e sua rentabilidade e dinamismo no dia a dia. Resumindo fuja do óbvio, entenda as pessoas a sua volta e prospere no mundo business!!

Conteúdos Inspiradores:

https://blog.runrun.it/15-dicas-de-gestao-de-equipes-criativas/

https://www.mxm.com.br/blog/conheca-as-5-principais-tendencias-em-modelos-de-gestao/

https://www.iebschool.com/pt-br/blog/software-de-gestao/digital-business/5-tendencias-chaves-inovacao-empresarial-2018/

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/gestao-criativa-e-empreendedorismo-uma-dupla-dinamica,53c8765db6027410VgnVCM1000003b74010aRCRD

https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-principais-tipos-de-criatividade-e-como-desenvolve-las/

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Abrir Whatsapp
Informações aqui
Olá, tudo bem? Se quiser informações sobre nossos serviços, clique abaixo para conversar conosco no Whatsapp.
Powered by