Destaque-se no mercado!Pense diferente dos demais

Destaque-se no mercado!Pense diferente dos demais

Para ganhar destaque em qualquer área que seja, o profissional necessita inovar e constantemente se renovar no mercado, para isso é necessário que ele tenha conhecimento, prática e principalmente criatividade  para sobressair-se em relação aos demais.

Na Gastronomia não é diferente.

As escolas neste setor estão buscando incentivar seus alunos. Mas por qual motivo?

Bom , a resposta é relativamente simples: O mercado todo está mudando e a culinária não fugiu a essa regra, portanto  em ambos os casos, profissionais experientes ou iniciantes, possuem o desafio de CRIAR. A pressão é evidente e apenas a criatividade pode iluminar caminhos com diferentes alternativas das já existentes para não ficarem pra trás na corrida pelo tão sonhado reconhecimento.

Mas será que o resultado final está sendo positivo?

A elaboração de um prato é uma tarefa mais que complexa e a apresentação do mesmo nem se fala.

A refeição atualmente hoje possui múltiplos significados que não só para matar a fome.

Joanne Finkelstein, no livro Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor, do escritor Donald Sloan, descreve que “o consumo de alimentos, assim como a satisfação de qualquer apetite, há muito deixou de ter como objetivo principal a nutrição e, em vez disso, passou a conter inúmeros significados sociais, culturais e simbólicos.”

Hoje a estética e até mesmo o modo de como se introduz o prato influencia na aprovação, sendo assim requisitos muito valorizados. ATENTE-SE AOS DETALHES.

Outro ponto essencial é o preço atender ao bolso de quem banca os custos da produção – o empresário e ao paladar de quem paga por todo o esforço.

Na cozinha é necessária a soma de criatividade nas propostas de montagem, entrega e estabelecimento do preço para que a clientela seja seduzida pelo conceito desenvolvido. Afinal,  tudo é por ela.

*

Às vezes esse processo é feito em conjunto, tanto o de criação como de avaliação para ajustes ou aborto do projeto.

Segundo Alex Atala, em Escoffianas Brasileiras, “criar, como disse, é diferente de inventar. Criar é trabalhar sobre parâmetros estabelecidos, e inventar consiste em um exercício que pode beirar a genialidade, embora quem o pratica tenha de conviver muito de perto com desilusões, acidentes e traumas.”

A criatividade não está somente condicionada à geração de ideias. Ela está em ações como criar oportunidades para novos negócios; transformar projetos até que se consiga o mais inovador e com maior potencial; além de criar novos produtos, serviços ou processos, aperfeiçoar os que já existem e perceber oportunidades por trás de problemas e crises.

Fazer o que nunca foi feito com total excelência ou simplesmente apresentar uma alternativa inovadora para o que já foi feito são os desafios daquele que quer sair na frente.

Isso vale para a criação de um prato e consequentemente o estabelecimento de um menu.

*

O início de uma produção gastronômica inusitada deve começar com o conhecimento das técnicas e insumos para que daí seja retirado o melhor.

A originalidade e a harmonização do conjunto,  ligadas aos fatores sensoriais é que determinam o sucesso ou não das propostas.

SENTIDOS E A IMPORTÂNCIA DE UM COZINHEIRO ENTENDE-LOS 

As produções gastronômicas devem explorar os cinco sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar.

VISÃO

É um dos sentidos mais importantes dentro da análise sensorial, pois é através dela que são obtidas as primeiras impressões dos produtos quanto à cor, tamanho, formato, brilho, opacidade, consistência/espessura, grau de efervescência, integridade, defeitos, granulometria e outros atributos referentes à expectativa da textura.

OLFATO

O olfato é um dos sentidos químicos; o outro é o paladar. “Embora pensemos nos dois sistemas sensoriais como separados e distintos, ambos estão intimamente ligados”, explica Angelita Corrêa Scardua, doutora em psicologia social pela USP e especialista em felicidade.

AUDIÇÃO

Este sentido produz informações durante a mordida, a mastigação ou também durante a manipulação do produto, complementando a percepção da textura e fazendo parte da satisfação em comer.

“A audição participa ativamente, informando sobre os eventos de fratura, que produzem som e que são importantes na percepção das características crocantes”, afirma Susana Fiszman pesquisadora do Instituto de Agroquímica e

Tecnologia de Alimentos (IATA), de Valência, Espanha, em seu artigo científico “Comer: uma experiência sensorial complexa”.

TATO

As informações sobre textura, forma, peso, temperatura e consistência de um produto alimentício são apuradas pelo sentido do tato. E estas percepções podem influenciar completamente no prazer de comer.

Cada alimento tem a sua própria textura e, por meio dela, torna-se possível especificar, por exemplo, a qualidade e o frescor de cada um.

deve ser contemplado com uma harmonização, mesmo que no contraste, dos sabores. O doce, salgado, amargo, ácido e o quinto sabor*, o umami, devem ser trabalhados com maestria.

*

PALADAR

É o sentido que permite sentir os gostos dos alimentos (doce, amargo, salgado, ácido e umami) por meio das papilas gustativas distribuídas em toda a boca (língua, palato, bochechas e esôfago).

Até alguns anos atrás, presumia-se que os gostos básicos eram percebidos em determinadas regiões da língua. Mas recentemente descobriu-se que as células receptoras dos gostos estão localizadas nas papilas espalhadas por toda a boca.

Por fim o prato, além de se enquadrar dentro dos padrões estéticos atuais, inclui o estímulo por postagens nas mídias sociais e consequentemente o aumento do alcance da divulgação do trabalho.

Por isso da próxima vez em que estiver em restaurante diante de um prato ou até mesmo na casa de um amigo, transforme esse momento único em uma experiencia sensorial e inesquecível!! 

Fontes de Inspiração:

http://www.espacogourmetmundodagastronomia.com/2015/07/criatividade-na-gastronomia-ou-a-falta-dela/

https://www.duasrodas.com/blog/qualidade/sensorialidade-o-incrivel-universo-dos-5-sentidos-na-alimentacao/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Abrir Whatsapp
Informações aqui
Olá, tudo bem? Se quiser informações sobre nossos serviços, clique abaixo para conversar conosco no Whatsapp.
Powered by