Confira exemplos de negócios que inovaram o mercado

Confira exemplos de negócios que inovaram o mercado

Você já deve ter ouvido falar que a chave para o sucesso é a inovação. Que essa prática é essencial e pode ser adotada em qualquer tipo de empresa, inclusive em franquias é sabido por todos os empreendedores que buscam exponenciar ou até mesmo botar em prática ideias mirabolantes em ação.

Podendo ser inusitados, quebrar paradigmas ou encontrar um novo meio de fazer a mesma coisa. O fato é que esse tipo de empreendimento é diferente — e por isso mesmo chama mais a atenção dos consumidores.

 

 

 

 

O fator surpresa faz toda a diferença , pois o inusitado atrai com certeza o olhar curioso do consumidor. Nunca duvide do poder da criatividade!! Para comprovar o que estamos falando, veja abaixo motivos que “o sair da caixinha” fazem com que muitas ideias deem certo. 

 

Inspire-se com esse post, ativando gatilhos criativos e planejando como pôr em prática suas ideias sensacionais!! 

 

A primeira pergunta que fica no ar – O que são negócios criativos?

 

A criatividade tem relação direta com a inovação. A primeira se constitui no modo diferente de executar uma ideia, por exemplo: encontrar uma nova maneira de trabalhar. Já a segunda, é uma proposta que já deu certo e pode ser reproduzida.

Pelo Dicionário Michaelis, a criatividade pode ser conceituada como “a capacidade de criar ou inventar”. Essa também é uma das principais características do empreendedor.

Ele não pode ter medo do que é novo nem impor obstáculos às novas ideias. Sua criatividade e inovação pode ser aplicada em todas as fases do negócio, não apenas no produto ou serviço.

 

 

 

 

É por isso que a ideia de que a criatividade é restrita a algumas profissões, como publicitários e designers, é falsa. Um advogado também pode achar uma alternativa diferente para solucionar um problema jurídico ou um gerente financeiro pode encontrar um modo de pagamento singular para evitar a contração de um empréstimo.

 

AHH mas como será que funcionam os negócios criativos?

 

Esses empreendimentos possuem como característica principal a criatividade, é claro. A dúvida é: como colocar essa ideia em prática? Existem algumas ações que ajudam. Veja quais são elas:

 

Ponto importantíssimo que deve sempre ser observado, Incentive os colaboradores a darem novas ideias!!

 

O coletivo e colaborativo é tudo e deve ser fixado como pilar de qualquer negócio, empresa, grupo ou equipe!! O motivo é simples e convincente, os colaboradores são boas fontes de cooperação, porque estão na linha de frente do negócio, conhecem suas funções detalhadamente e, justamente por isso, podem visualizar formas de melhorar os processos.

É importante lembrar de que, para que isso ocorra, o clima organizacional deve ser de engajamento e motivação. As pessoas devem ser incentivadas a contribuir e propor sugestões.

Ao mesmo tempo, o ambiente deve ser movido à criatividade, ou seja, o fluxo de pessoas e ideias deve ser absolutamente livre, sem restrições.

Segundo ponto fundamental, Questione sempre de forma incessante. Isso leva a prerrogativa principal para ter novas ideias e melhorias mais rápidas e eficientes. É a partir das perguntas que se consegue pensar em soluções diferenciadas e desmontar falsos argumentos, que podem prejudicar o andamento do negócio.

Tente ainda imaginar cenários. Usar aquela tática do “e se…” pode ajudar, porque permite vislumbrar contextos distintos e ter em mão um plano B.

 

Terceiro fator decisivo – Seja equilibrado

 

A criatividade e a inovação são necessárias. No entanto, não devem ser a única força motriz da empresa. Afinal de contas, tudo em excesso faz mal.

Mantenha os processos e continue focando-os. O objetivo é equilibrar os dois aspectos para assegurar que o resultado seja o melhor possível.

 

Quais são os principais exemplos de negócios criativos?

 

Sem mais delongas vamos aos exemplos de sucesso: 

O conceito de negócio criativo ainda parece ser um pouco intangível, difícil de ser imaginado. Por isso, vamos citar a seguir seis empresas que foram criadas com base nesse modelo.

 

 

 

Pão To Go

 

Uma padaria parece ser um negócio bastante comum. Mas e se alguém tivesse a ideia de começar a vender pães via drive thru? Esse é o modelo da Pão To Go, uma rede de franquias que permite retirar os alimentos que você quiser (como leite, frios, bolos etc.) sem precisar esperar muito.

A ideia surgiu de um acontecimento desagradável pelo qual o empresário Tom Ricetti passou. Ele teve que esperar duas horas para comprar pães na véspera do Natal. Já passou por algo parecido?

A diferença é que ele teve a ideia de oferecer mais de 100 produtos diferentes com esse novo modelo. Além disso, fecha parcerias em cada local que possui uma unidade. O resultado são 19 lojas em operação e mais 100 comercializadas.

O faturamento médio da franquia é de R$ 60 mil mensais. O investimento inicial é de R$ 249 mil, com retorno em 24 meses em média.

 

Mushgarden e _stufa

 

Essas ideias são focadas em nichos de mercado cada vez mais crescentes: os vegetarianos, veganos e pessoas que optam por adquirir alimentos orgânicos. O Mushgarden envia um kit para cultivar cogumelos em casa e o _stufa permite plantar ervas aromáticas.

O primeiro negócio surgiu em 2013 quando o analista de sistemas Francisco Brianezi tentava ter um novo hobby. Ele acabou encontrando um modelo de empreendimento similar nos Estados Unidos e foi aí que desenvolveu o seu produto.

O kit vem com compostos orgânicos e um borrifador de água para que a pessoa saiba como cultivar os cogumelos. Cada um custa entre R$ 39,90 e R$ 49,90. Para o empreendedor, o faturamento mensal médio é de R$ 25 mil.

Já o _stufa surgiu de uma necessidade de dois irmãos, Rita e Miguel Guedes Ramos, que queriam cozinhar com suas ervas aromáticas. Eles enviam um kit com sementes, placas com os nomes das plantas, instruções para fazer a sementeira ser bem-sucedida e ideias de receitas para cozinhar e dar um gostinho a mais na comida.

 

Escape 60

 

A vida imita a arte, é o que dizem. Nesse caso, a cópia é dos jogos. Sabe aquela sala de escape em games? Ela passou para a realidade e virou um modelo de franquia de muito sucesso.

O objetivo é disponibilizar um espaço com diversas pistas espalhadas para que um mistério seja solucionado. A ideia já existe no Brasil, mas começou nos Estados Unidos, onde apresentou um bom retorno.

Por aqui, o investimento inicial é de R$ 350 mil para 3 salas. O faturamento médio é de R$ 175 mil por mês. O prazo de retorno varia de 18 a 24 meses, em média.

 

 

 

Único Asfaltos

 

O asfalto deixou de ser usado somente pelo governo nas estradas. Essa franquia pretende popularizar a substância para ser aplicada em calçadas, ruas e praças, a fim de substituir o cimento.

O franqueado comercializa uma massa asfáltica instantânea que é vendida em sacos. O produto, de nome +Fácil Asfaltos, pode ser aplicado de modo simples. Basta preencher a área que deseja com a substância e fazer a compactação. Não é preciso executar outras atividades.

Já há 25 unidades da Único Asfaltos em funcionamento no Brasil. O faturamento médio de cada unidade é R$ 150 mil por mês. O investimento inicial é de R$ 264 mil e o prazo de retorno é de apenas sete meses, em média.

 

O Pedido

 

A empresa foi criada porque a criatividade para fazer pedidos de casamento estava em baixa. Foi aí que Bruna Brito e Thaís Martarello começaram a organizar o evento para alguns amigos e viram que dava certo.

O foco é ajudar a planejar o pedido de casamento perfeito e ainda organizar tudo o que for necessário, como banda, reservas em restaurantes etc. Assim, o casal pode revisitar a trajetória de seu namoro e ter um dia muito mais romântico. O faturamento é de R$ 100 mil.

Gostou de conhecer os seis negócios criativos que fizeram sucesso? Usaria algum desses serviços? Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

Fonte inspiradora de conteúdo:

https://www.encontresuafranquia.com.br/inspire-se-conheca-6-negocios-criativos-que-fizeram-sucesso/

 

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