Como estimular a criatividade que há dentro de cada um de nós

Como estimular a criatividade que há dentro de cada um de nós

Lendo, conversando, aprendendo, estudando, ouvindo música ou uma bela história, diversos meios podem causar estímulos criativos ao cérebro de uma pessoa, inspirando e fomentando ideias e movimentos.

Porém nada melhor do que mudar um pouco o dia a dia, como realizar uma viagem, conhecer novas pessoas e cenários. Mas porque essa ação motiva e proporciona novas perspectivas e pensamentos?

A resposta é relativamente simples, viajar por um longo prazo proporciona dois elementos fundamentais para a criatividade: tempo x estímulo. Elementos esses que são facilmente abafados em uma rotina estressante do dia a dia. 

Tendo possibilidade aproveite, arrume suas malas e se inspire por esse mundo afora!!

Entretanto, a vida não possibilita uma alternativa como essa a todos. Porém, isso não impede de promover estímulos diários em sua cidade e em sua vida. 

Então se você é um curioso, criativo e gostaria de tentar aqui mesmo, aí vão 7 dicas para estimular o seu potencial criativo:

1- Quebre a sua rotina – tente fazer as coisas de uma forma diferente. Você vai sempre pro trabalho de carro, tente ir de bicicleta. Você sempre almoça em restaurantes, tente comprar um lanche e comer sentado na grama de um parque. Você adora ir ao shopping no final de semana, experimente fazer uma caminhada na natureza.

2- Pare de focar nos problemas – toda vez que você tiver um problema pense em pelo menos 10 possibilidades diferentes para resolver, como se ele fosse um problema novo (mesmo que ele já tenha ocorrido outras vezes antes) esquecendo a forma padrão de como as pessoas costumam resolver aquilo. Acredite, o mundo tem infinitas possibilidades e existe sempre um nova forma para se fazer as coisas.

3- Experimente fazer o que você acha que não é capaz – nós concluímos que não gostamos disso nem daquilo, que não conseguimos fazer essa ou aquela coisa… Mas na maioria das vezes julgamos sem tentar. Experimentar essas coisas vai te trazer novas descobertas, vai desenvolver suas habilidades e vai ajudar a ampliar a sua visão.

4- Aguce o seu olhar – tente mudar o seu olhar no dia-a-dia. Ao invés de fazer seu caminho diário sem prestar muita atenção como se você já conhecesse tudo, faça esse mesmo caminho com mais calma tentando observar cada detalhe: como são as árvores no caminho, como as pessoas estão agindo à sua volta, as cores dos prédios, os detalhes no chão e nas paredes. Certamente você vai notar coisas que nunca tinha visto antes.

5- Seja curioso – converse com as pessoas, mesmo aquelas que você não conhece, pergunte sobre tudo, olhe mais de perto. Já dizia Maria Montesori, “a curiosidade é o impulso para aprender”. Por isso crianças são tão criativas. Elas são super curiosas.

6- Se conecte a pessoas diferentes de você – é comum termos amigos que combinam e pensam como a gente. Mas é quando interagimos com pessoas que pensam completamente diferente que exploramos outras perspectivas.

7- Crie tempo – você precisa encontrar tempo para fazer novas coisas, se descobrir, aprender, se divertir, interagir… Tempo é uma das coisas mais preciosas na vida. E o tempo não volta.

Implemente essas técnicas e ações em sua rotina e veja como a criatividade sendo alimentada pode trazer muitos benefícios e excelentes resultados. A vida é tempo e tempo é o bem mais precioso que temos, não percamos o controle disso e criemos seja sozinho ou em conjunto!!  

FONTE INSPIRADORA DE CONTEÚDO:

https://catracalivre.com.br/rede/viajar-o-mundo-vai-te-deixar-mais-criativo/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Abrir Whatsapp
Informações aqui
Olá, tudo bem? Se quiser informações sobre nossos serviços, clique abaixo para conversar conosco no Whatsapp.
Powered by