Brasil é o segundo país mais conectado a web no mundo

Brasil é o segundo país mais conectado a web no mundo

A presença constante de celulares, tablets, notebooks e computadores na vida de todos é inevitável na atualidade. Mas você já parou para pensar na dependência existente nesses meios em nossas vidas? Quase que inconscientemente verificamos nossas redes sociais e aplicativos a todo momento, mesmo sem haver urgência para tal atitude.

Desde que você acordou hoje, quanto tempo do seu dia foi dedicado a atividades conectadas à internet? Provavelmente, logo ao levantar da cama ou até mesmo deitado rapidamente entramos em contato com o mundo com poucos cliques e toques.

Para evidenciar essa circunstância, um estudo realizado em uma parceria da Hoopsuite com a We Are Social, apontou que o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet.

A pesquisa revela que em média, cada pessoa no mundo passa seis horas e quarenta e dois minutos conectada à internet — o que, ao longo do ano, significaria que um total de 100 dias inteiros dedicados ao uso da internet. Assustador não é mesmo?

E se você acha que é muito, a média do brasileiro é ainda maior: em solos brasileiros, ficamos conectados em média por nove horas e vinte nove minutos TODOS OS DIAS.

Isso que dizer que, dos 365 dias do ano, em 145 deles nós ficamos conectados à internet. A pesquisa coloca o Brasil apenas atrás das Filipinas, que passa mais de dez horas por dia conectada à internet.

Diferentes são os objetivos dos internautas, jogos, salas de bate-papo, pesquisas, leituras, conexões, entretenimento, visualização de imagens e vídeos, enfim toda a gama infinita que a internet proporciona a algum tempo.

Neste momento, talvez por realizar com muita frequência essa atividade, pode ser que nem perceba que esta fazendo essa leitura/navegação. Aliás, aproveite essa maratona feita pela maioria de nós para habitar ambientes virtuais que agreguem valor, conecte a pessoas que impactem positivamente em seu dia a dia e não se esqueça o mundo é bem mais que as telas em nossa frente.

VÍCIO OU FACILIDADE

Por quanto tempo você consegue ficar sem usar seu smartphone ou qualquer que seja o dispositivo móvel?

Bom segundo pesquisa feita pelo Ibope Conecta no final de 2018 mais de 2000 pessoas de diversas classes e regiões do país foram ouvidas.

As respostas para o questionamento acima foram as seguintes:

Nem um dia: 52%

Um dia: 18%

Mais de um dia: 30%

As pessoas que disseram não aguentar de saudade do celular nem por um dia foram questionadas novamente. O Ibope Conecta queria saber por quanto tempo elas seriam capazes de ficar longe do aparelho.

O que vocês acham a internet está controlando as pessoas ou nós que não estamos sabendo controla-la?

Considerando todas as 2.000 pessoas, os resultados levantados pela empresa de pesquisa foram os seguintes:

Até 1 hora: 8% 2 a 3 horas:

11% Até 6 horas:

11% Até 12 horas: 7%

Momento nenhum: 15%

O Ibope quis saber também se os internautas acreditam que o celular afeta negativamente a vida deles. Pouco mais de 31% disseram que não. Dentre as áreas da vida impactadas pelo uso intensivo de smartphones, estão:

A hora de dormir (apontado por 27% dos entrevistados), o relacionamento com pessoas (23%) e o aumento de distração em atividades diárias (23%).

Os entrevistados disseram ainda que o celular atrapalha em outros sentidos, como:

No trabalho: 16% disseram isso

No relacionamento com a família: 16%

Quando estão dirigindo (e, por exemplo, recebem ligações ou mensagens) 12%

Saúde 9%

Ambiente escolar 8%

Vida sexual: 6%

Preocupante não é verdade? Portanto, vale a reflexão, faça proveito da tecnologia mas não deixe que ela se aproprie de sua vida. Se divirta, visite sites e blogs de sua preferência, compartilhe momentos na web com demais internautas mas com moderação, sem deixar faltar é claro o compartilhamento de muito conteúdo, espalhando conhecimento e criatividade!!

 

Conteúdos Inspiradores:

https://canaltech.com.br/internet/brasil-e-o-segundo-pais-do-mundo-a-passar-mais-tempo-na-internet-131925/

https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n119125/brasil-internet.html

https://exame.abril.com.br/tecnologia/brasileiros-estao-cada-vez-mais-viciados-no-celular/

https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/02/21/vicio-mais-da-metade-dos-internautas-do-brasil-nao-fica-1-dia-sem-celular.htm

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*